Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site
+55 11 2155 6400

Ponta dos Ganchos | Celebração do Mês das Ostras em setembro

Ponta dos Ganchos celebra o Mês das Ostras em setembro

Em todo o mundo, as ostras costumam ser uma iguaria exótica e de consumo excepcional. Quanto mais frescas, mais aproveita-se todas as suas características nutritivas: são ricas em proteínas, minerais, zinco, ferro e muita vitamina A, entre outras. Os primeiros registros de consumo do molusco datam do século XII em diversos países da Europa; na Espanha – Andaluzia e Catalunha -, na Itália – desde a antiga Roma -, e na França onde conquistaram a mesa dos nobres em celebrações da alta gastronomia. No Brasil, a ostreicultura chegou no século XX: no início dos anos 70 e inserida como atividade comercial em Santa Catarina apenas na década de 80.

Grande apreciador e expert em criar receitas que exaltam toda a vivacidade e os sabores das ostras, o chef executivo do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, José Nero, elabora um cardápio especial em celebração a época oficial de cultivo do molusco. Reconhecido por valorizar a culinária regional, o resort surpreende o paladar de seus hóspedes: ao todo, 4 sugestões de entradas, 4 pratos principais e 2 sobremesas. Entre as opções estão: Ceviche de ostras baby com tucupi, cebola roxa, coentro, pimenta-dedo-de-moça, manga e chips de batata doce. Para o prato principal, o chef promove uma perfeita combinação de sabores: uma das opções são Ostras Nativas assadas a provençal com risoto de limão siciliano e gruyère de Ribeirão da Ilha, molho beaujolaise; e para sobremesa: Sorbet de ostras com sabayon de cachaça, manga confit, granité de ostra e limão.

Sendo o estado de maior renome no cultivo da iguaria, Santa Catarina reúne cerca de 95% da produção nacional de moluscos bivalves: ostras, mexilhões e vieiras e vem investindo há anos na criação controlada para uma produção cada vez mais sustentável. No mês de janeiro é iniciado o ciclo do molusco que em apenas oito meses está pronto para o consumo. As águas do litoral catarinense variam entre 16 e 30 graus e a salinidade de 30 a 37%, características estas que diminuem riscos de contaminação na carne dos moluscos. A baixa profundidade das baías e enseadas são também fatores relevantes para o cultivo.

Aproveitando essa característica regional, o Ponta dos Ganchos se prepara, todo ano, para incorporar a seu menu, diversos pratos que exaltam o sabor, o frescor e a exuberância da iguaria que é celebrada durante todo o mês de setembro.

 

PONTA DOS GANCHOS

Feche os olhos. Pense no verde das montanhas se fundindo às águas claras do mar da Costa Esmeralda. Assim é o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado ao norte de Santa Catarina. Na moldura, três pequenas ilhas e uma Baía de areia branca tornam o cenário fascinante. Em seu interior, a verdadeira sensação de ser único e especial. Viva essa experiência.

O Resort de praia possui uma posição privilegiada, a apenas 50 km do aeroporto de Florianópolis, cujo acesso se dá por transfer de carro ou helicóptero. São ao todo 25 sofisticados bangalôs distribuídos cuidadosamente em uma península particular rodeada pelo exuberante mar da Costa Esmeralda. Toda a privacidade e conforto que garantem ao hóspede uma verdadeira experiência em hospedagem, seguindo o alto padrão de serviço e atendimento internacional, atestados pela chancela The Leading Hotels of the World.

 

 

Fale com a Xtravel para saber mais 😉

MOMENTO X

Insira seu e-mail e receba nossa newsletter

MOMENTO X